Uma coisa que eu sempre tive consciência é de que a Igreja Assembleia de Deus, ou como eu “carinhosamente” a chamo: Bréia, é um berço de dogmas e crenças pastorais, mas acima disso o que mais me revoltou e entristeceu é o louvor nos cultos dessa Igreja. Cantor Cristão, hinos da Harpa, em que ano esses caras estão? 1500?
Em seus cultos nos grandes templos os louvores são tocados por vários músicos, geralmente com 4 instrumentos de cordas, de um a três instrumentos de sopro, 2, 3 ou mais de 4 vocais, além de bateria e percussão. Meu pensamento a respeito disso sempre foi que esses músicos estão sendo desperdiçados, que estes instrumentos poderiam estar sendo melhor aproveitados em Igrejas que utilizem mais o louvor e de melhor forma do que resumindo-se a hinos mais velhos que a avó deles.
A emissora de TV evangélica Boas Novas é da Assembleia de Deus do Pará, a primeira “Bréia” no Brasil, tem até museu lá. Em seus comerciais a emissora insiste em exibir jovens Ministros de Louvor da “Bréia” que dizem tocarem bem e se sentirem melhor fazendo isso, o problema é que quando mostram eles tocando a música escolhida é uma do Hillsong, não deles e pior, muito mal tocada. É pra pensar o que?
Um dia eu comentei com o Rene sobre música e descobri que ele não sabe nada de nada sobre música, falei de Lucas Souza e ele não tem a menor noção se isso é de comer ou de colocar na mesinha e pior, recentemente em um de seus posts eu descobri que ele é da “Bréia”. Está ai o porque dele não saber nada: ele é um Assembleano, mas tudo bem, ninguém é perfeito.
O interessante é que nesse mesmo post eu descobri um coisa: eu sou um idiota. O post fala do evangelismo que ele e outros da “Bréia” fazem em um hospital em São Paulo, um trabalho maravilhoso que ajuda muitas pessoas. E o que eu estou fazendo? Nada…
Eu percebi que minha visão de ser Cristão e membro de Igreja é cantar música gospel contemporanea nos cultos. É, eu sou um idiota mesmo.
Muitos se perdem na visão de seus dogmas maiores que os pastorais ou denominacionais, os próprios e no julgamento precipitado de coisas que não conhecem, formando assim uma opinião própria equivocada do que nem sabe o que é, nem pesquisou e nem foi lá ver. Sua visão é tão grande que fica cego para si mesmo, foi o meu caso.
Eu esqueci o que um tal de Tiago ensinou no último versículo do primeiro capítulo de um livro que escreveu a muito tempo atrás: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é essa: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.” Eu não vejo nada falando de louvor e outras coisas “cegantes” ai.
Eu ainda preciso aprender muito…
Para ler o post do Rene, clique aqui.


January 14th, 2008 at 5:17 am
Oi, tem como assinar rss feeds desse blog?
January 14th, 2008 at 1:22 pm
É verdade, meus conceitos necessitam ser mudados…
January 14th, 2008 at 8:28 pm
Olá, brother…muito bom seu post. Devo dizer que o li com os olhos de músico e desse negócio que se chama por aí de ministro de louvor, de música, etc. Bom, acredito mesmo que podemos contemporanizar a música, desde que respeitemos o amor à hinologia das gerações que vieram antes de nós. Na minha igreja, nunca deixo de cantar pelo menos um hino da harpa, já que lá congregam também as senhorinhas idosas, que converteram escutando “Castelo Forte”, os irmãos mais novos, mas nem tanto, que nos anos 70/80 louvavam a Deus com Logos, VPC, e os jovens, que curtem mais o rock. Não deixo de cantar algo com as crianças também, já que elas também tem lugar no culto público a Deus. Não se trata de agradar a todos, mas já que estamos usando a música para louvar com a comunidade, podemos fazê-los sentirem bem louvando com o estilo que mais lhes agrada. E quanto ao Tiaguinho: ouvi dizer que a tradução mais próxima do original diz assim: “a verdadeira adoração que agrada a Deus, o Pai.” Ou seja, música nunca foi a definição mais completa de adoração. Nem o contrário. Confesso que, por causa de algumas definições trazidas de fora, que acabam formando um evangelho enlatado, sou obrigado a me esforçar para amar o meus irmãos gringos.
Um grande abraço, naquele que nos criou de antemão para as boas obras e para a adoração genuína.
Neemias
January 14th, 2008 at 9:16 pm
fedd do blog:
http://musicolotra.gospelmais.com.br/?feed=rss2
January 15th, 2008 at 1:06 am
Oi Renato!
Encontrei seu blog há pouco tempo, mas gostei bastante e acompanho diariamente agora!
Bom, sou assembleiana e nem concordo, nem discordo do seu post. Particularmente sofri uma grande decepção com a Assembléia de Deus, porém continuo lá esperando qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para minha vida. Realment a ‘Bréia’ é uma das igrejas mais tradicionais e dogmáticas no meio evangélico, mas é também uma das que mais cresce no Brasil. E acredito que essas contradições só nos revelam o quanto a sabedoria de Deus é loucura pros homens.
O que faço então?! Tento ver Deus em todas as manifestações e denominações, assim estarei tendendo sempre pro lado bom! :^)
É isso!
January 15th, 2008 at 3:29 am
Putz, Renato! Foi fundo nessa… vou nem comentar que sou suspeito.
Que Deus continue te inspirando dessa forma, para nos levar a meditar e a procurar novas formas de pensar…
January 15th, 2008 at 3:58 am
Projeto Missionário- MINUTOS QUE VALEM UMA VIDA
Paz seja convosco ! É um prazer chegar até você através deste email para te dizer como é bom saber o que DEUS pode fazer por nós, mesmo nas coisas mais simples ou loucas da vida .Você consegue se vê recebendo uma mensagem de alguém que você conhece ou não conhece o que se torna ainda pior e esta mensagem afirma que você será abençoado por DEUS pelo simples fato de você se tornar um colaborador fiel ou por apenas uma vez de um projeto missionário que visa entre tantas coisas ,alcançar pessoas que necessitam no momentos mais difíceis de suas vidas de uma palavra renovadora e animadora da parte de Deus para que possam prosseguir em frente ? Por mais incrível que isso possa parecer , isto acaba de acontecer com você neste exato momento. Mais não se desespere ! Pior do que receber uma mensagem atrevida, ousada ou cara de pau como essa e ter que escrever esta mensagem para alguém e pedir que alguém invista em um projeto que muitas vezes só você confia e acredita pelo fato de saber o verdadeiro proposito.
MINUTOS QUE VALEM UMA VIDA e um programa que vai ao ar através do rádio de segunda a sexta a meia-noite, pela rádio Amazônia Viva Fm 89,5 mhz na cidade de Belém do Pará e pode ser acompanhada pelo site da rádio WWW.AMAZÔNIAVIVA.COM.BR apresentação Pr. Hilton Fábio.
Entre tantos fatos que nos podemos relatar no período que estamos no ar,(03 meses) queremos apenas destacar uma das cinco pessoas que nos atendemos diretamente através do programa que queriam tirar suas próprias vidas e o caso de uma jovem de 23 anos que além de cega, contraiu o vírus da AIDS, foi molestada na adolescência e se prostitui para pode alimentar-se , acompanha o programa desde o dia que nos ligou apenas para informar que não queria mais viver e já tinha tomado uma decisão;neste dia tivemos a oportunidade de lhe ministrar uma palavra da parte de Deus para sua vida e ela desistiu de sua decisão, cremos que JESUS continua fazendo a obra na vida dela a cada dia. A esta hora da noite em diante muitas, pessoas precisam de um programa como o “MINUTOS QUE VALEM UMA VIDA” para lhe fazer companhia e abençoar com a a palavra de DEUS e por isso estamos aqui com a nossa mensagem atrevida, ousada ou cara de pau nem sabemos ao certo, para lhe pedir, ajude-nos a continuar este projeto missionário e expandi-lo a outras rádios e entrar pela noite levando uma palavra de fé e esperança para aqueles que necessitam, afinal de contas não estamos pedindo ajuda para fazer um programa que nos promova durante o dia devido a audiência em qualquer ser maior e sim ajuda para um horário que no geral só dois tipos de pessoas ouvem os que estão trabalhando ou os que estão com problemas dos mais diversos., eu conto com você!.
• Por enquanto só temos contas pessoas físicas mais na primeira oportunidade vamos abrir uma conta com o nome do programa e até uma associação cristã para dar continuidade neste projeto missionário.
Colaborações : Centro Lotérico ou Caixa Econômica Federal
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1749 / código da operação: 023 / Conta:5694-9
Nome: Hilton Fábio da Silva Souza Luz
Queridos, A Benção de Deus chega até você da maneira mais simples que você possa imaginar como a palavra de Deus diz:DEUS usa as coisas loucas do mundo para confundir os sábios,através da “loucura” desta mensagem você será abençoado(a) em nome de JESUS!
OBS: Enviem esta mensagem para outros amigos e irmãos e prepare-se você vai ouvir falar muito deste projeto graças a DEUS e você.
Contatos: 91-9969437 (minutosquevalemumavida@hotmail.com)
Fique na paz e Viva Cristo no seu coração !!!!!
January 16th, 2008 at 12:53 am
pensar q perdemos tempo com coisas tão insignificantes….
bando de idiotas…
rs
mto bom
January 16th, 2008 at 12:09 pm
É, Renato….
confesso que fiquei um pouco constrangida com o jeito que vc tratou os Assembleianos….
mas depois percebi a mensagem que vc queria transmitir…
espero que as pessoas entendam que existem meios muitos distintos de evangelizar as almas e, eles devem ser respeitados, pois o Senhor não se importa com as aparências ele sonda o seu coração, se vc estiver fazendo para agradá-lo, não vejo porque ser censurado pelas outras pessoas. Nós também não devemos esquecer o nosso objetivo aqui na terra, devemos evangelizar as pessoas de todas as maneiras… imagino que não deixariam alguém tocar rock em um hospital, para isso existem os hinos da harpa, que eu não go sto muito, mas respeito.
Que Deus te abençõe.
January 16th, 2008 at 8:52 pm
A bléia foi a primeira igreja que eu fui. Hoje vejo que alguns ministérios dela tem sim um louvor atual. Mas a mentalidade continua a mesma.
O Isolacionismo o mesmo, o preconceito e a pífia apologética anda com tudo em cima.
A assembléia hoje como antes faz mais mal do que bem.
January 17th, 2008 at 6:42 pm
[…] Assembléia de Deus, louvor e um idiota, é o título do texto do blog Musicólotra sobre sua revolta com os dogmas da citada igreja. […]
January 17th, 2008 at 6:54 pm
caramba! que legal esse post… hoje mesmo eu estava pensando que post eu iria fazer, então pensei nos músicos idiotas da minha igreja que ficam afinando o instrumento bem alto lá no altar antes do culto e a cada acórde ele diz assim: pim… olhem pra mim!
não sei se serve de consolo para você… mas a maioria é idiota!
abração cavallera!
January 18th, 2008 at 6:35 am
Poxa eu sou da “bléia”… heheh
O pior é que acontece tudo isso que você situou aí, na minha não tem rolado tando louvor, houve um “boicote” e só se pode cantar uma musica, o que resulta em mais repetições do que se eu rezasse umas ave maria por ae. Graças a tudo isso a maioria dos musicos da igreja estão saindo para buscar outras igrejas em que eles possam evoluir.
Mas eu não tiro o merito deles, eu penso igual a você, mas hoje temos (isso não acontece em todas as bleias) louvor pelas madrugas, evangelismo e coisas que na maioria acontece graças aos musicos que se disponibilizão para fazer tais coisas.
Então só pra complementar eu vou terminar dizendo que é muita treta heheh… eu também não conheço esse tal de Lucas não por ser da bleia, mas por não escutar muita musica nacional.
Valeu por colocar o link do seu feed aqui. heheh ja vinha procurando a muito tempo.
January 18th, 2008 at 7:04 am
Antigamente, logo após ter me convertido (era ateu), pensava como vc e como a Assembléia de Deus poderia atingir os jovens entoando canções do arco da velha. Porém vim a perceber futuramente que se a própria ussasse de musicas da moda, ritmos a moda pra agradar as pessoas que estariam lá na verdade estariam estimulando aqueles a continuarem com seus velhos costumes porém estavam ouvindo Rock cristão (sic) e assim poderiam ser evangelizado pela musica. No entanto como ouvi vários diversos a musica é de Deus e todos os ritmos são Dele. Então se um roqueiro, pode continuar usando suas roupas, se tatuando, porém não julgue pela aparencia, pois ele pode ser assim porém pode ser uma excelente pessoa e realmente isso ocorre, porém o problema ocorre quando ese roqueiro é Cristão. E qque usa as massas juvenis para arrecadar fundos e fama para si proprio, porém ele age para a Obra do Sr. E abrindo caminho para o Rock, como já existe logo logo irá existir os Funk, Calipso, Brega… Cristão, mas de cristão não tem particamente nada.
Perceba que essa é uma critica de uma pessoa que ouvia, Slave, Black Sabbath, AC/DC, Mayhem, e outras ai que até esqueci o nome.
E que por um tempo depois de Cristão passou a ouvir Rock Cristão(sic) como As i lay Diyng, Norma jean, Blindside, POD. O que de fato é um som mais leve que os que ouvia anteriormente e como composições igualmente melhores, porém vejo esses bandas como banda, e não banda cristães.
Agora se for para se falar que musa antiga não está com nada, lembre-se de Bach, Mozart, Tchaikovsky, Johan Strauss, e outros que também esqueci o nome (sic).
Atenciosamente.
January 18th, 2008 at 1:12 pm
Seu pensamento é o de muitos “músicos” de hoje em dia. Mas o pior é que eles só pensam a primeira parte do post (as coisas “ruins” dos outros), esquecem da outra (a verdadeira obra de Deus, ganhar almas). Louvor entretem, mas não ganha alma de ninguém, He he, eu também nem imagino que é Lucas Souza. Acho que se formos falar de orgulho e erros, começam com os tais músicos da igreja evangélica. Nunca vi ninguém (não generalizando pessoas, mas a categoria) mais orgulhosos que estes. Só porque toca bem um instrumento se acham os mais ungidos da terra.
Se vocês (a começar de vocês que estão no pulpito cantando) vivesse metade do que cantam, o mundo seria outro. Pelo que vivem hoje, deveria se mudar os louvores e dizer coisas do tipo: _Te amo televisão, não vivo sem ti! _Negligencio os mais oprimidos, oh Senhor, como negligencio! _Adoro uma musiquinha que no fone de ouvido, mas não curto ler a Bíblia, prefiro ler partiduras, aleluiassssss!
Ai ficaria fácil viver o que canta. Recomendo que ouçam o que cantam na Assembléia de Deus e veja como eles vivem, depois começa a discussão!
paz
January 18th, 2008 at 2:09 pm
Cara, esse não é mais o meu pensamento, então pra que falar assim?
Louvor não ganha almas mesmo, concordo plenamente com você, em um post meu antigo eu escrevi isso bem em destaque na primeira linha.
Bom, orgulho e erros eu descordo de você, não vejo nem de perto isso os músicos sendo orgulhosos, a categoria mais orgulhosa e errada que eu vejo e creio que alguns devam concordar comigo são os Pastores, Bispos, Apostolos e etc… Sou músico, não sou o mais ungido da terra e vejo pessoas em altas posições no clero que se acham isso jamais vi um músico achar isso.
Bom cara, não só os músicos, mas como os lideres e apenas simples frequentadores erram, e de forma alguma há como cantar essas coisas que você diz que temos que cantar, pois caso você não saiba, muitos são os que cantam de coração, que cantam que amam a Deus, que querem mais dEle.
O que a Assembléia canta são músicas antigas feitas para adorar por músicos que assim como eu, ou qualquer outro tinham seus erros e pensamentos, ou seja, se hoje estamos ou somos errados, da mesma forma são os compositores das músicas que a Assembléia de Deus canta.
Não devemos ligar para nossos erros, orgulhos e preconceitos, devemos apenas adorar, louvar, cantar e se alegrar com música, não há um verdadeiro, puro e perfeito louvor a Deus, apenas entregamos o que podemos a Ele.
Percebi que seu comentário é meio recentido com os músicos de Igreja, cara, assim como eu fiz, você está fazendo, eu via as coisas erradas da Assembleia, mas não via as boas. Você não viu que os músicos podem ajudar em um culto, que podem adorar a Deus também e levar outras pessoas a isso e ainda sendo usada por Deus para tocar uma música que pode falar ao coração de alguém.
January 18th, 2008 at 3:21 pm
Paz Renato! Eu entendo seu pensamento por este post. E note que eu disse que muito só vê a primeira parte. Você, sabiamente, viu as duas!
Em nenhum momento questiono o “cantar”. Como você disse “muitos são os que cantam de coração, que cantam que amam a Deus, que querem mais dEle.” Que cantam.. que querem… e etc. Que vivem é outra história! Veja bem o que disse: “Não devemos ligar para nossos erros, orgulhos e preconceitos, devemos apenas adorar, louvar, cantar e se alegrar com música, não há um verdadeiro, puro e perfeito louvor a Deus, apenas entregamos o que podemos a Ele.” É por isso que a maioria dos crentes estão uma lástima. Em vez de observar seus erros a fim de melhorá-los, ficam se enganando e alimentando seu ego e sua alma com musiquinhas (quase mantras) evangélicos. Ou melhor, não importa se você vai DEIXAR de mentir, importa que CANTE que ama a Deus de todo o coração… He he, pior que eu esperava, mas bem realista para boa parte dos crentes de hoje! Como posso buscar santidade não ligando para meus erros? A resposta é simples. Cante, se emocione e chore, pronto, pode continuar sua vidinha mediocre, todo peso do pecado ficou nas lágrimas do suposto louvor. A palavra adoração não deveria estar ligada a música em primeiro lugar, mas sim a vida que vivemos, deixando o velho homem e buscando vida com Deus. Mas como você mesmo disse, erros e orgulhos e outras coisas da carne se resolvem em um bonito e suposto canto de adoração!
Mano, na boa, faa um exercício prático. Escreva as letras que canta, leia e pense quanto sua vida esta de acordo com esta declarando. É como os pastores e etc, que falam bem, mas não vivem nem metade do que pregam. Os músicos deveriam chamar esta responsa para si. Em vez de dizer _vamos adorar a Deus, dizer _vamos pensar no que estamos cantando e ver se estamos, pelo menos tentando, viver isso que declaramos aqui.
January 18th, 2008 at 3:41 pm
Cara, pensa comigo: Deus recebe o que, nossos erros ou nosso louvor?
Minha vida não é mediocre, mediocre é viver pensando que está certo, sendo que todos nos somos errados.
A música sim, é uma forma de adoração também, assim como o viver como você disse, e assim como o cantar, o pintar, o dançar e TUDO que for feito para Deus, até bebendo água você pode adorar a Deus.
Sabe o que eu vivo? Eu vivo um caminho estreito, em que me arranho as vezes, e que as vezes dou passos largos, as vezes maiores do que eu deveria, as vezes menores do que gostaria, mas ainda sim, eu toco o que vivo porque eu vivo para DEUS e não para meus erros, eu só cantaria sobre meus erros se eu vivesse para eles.
Cara, repito… você está fazendo igual ao que relatei aqui nesse post.
January 18th, 2008 at 5:00 pm
“Cara, pensa comigo: Deus recebe o que, nossos erros ou nosso louvor?” Legal esta questão, mas a resposta seria especulativa, se formos afirmar isso ou aquilo por nós ou pela Palavra.
Não disse que sua vida é mediocre. A não ser que você se encaixe na estatística. Mas isso quem sabe é você, pois não o conheço. Também não disse que música não é adoração, só acho que a ordem e a importância das coisas estão erradas.
Acho que Deus recebe muitas coisas: o pecador, o louvor e etc. Mas acho que estamos falando de coisas diferentes e usando as mesmas palavras: louvor e adoração. O que você considera louvor, talvez eu considere outra coisa e vice-versa.
Acho que se da muita importância, a música (ou louvor, ou adoração musical) pra uma coisa que a Bíblia da pouco. Os cultos hoje são quase que obrigatório ter música pra começar. Mas ela funciona como um entretenimento, um lance de “entrar no clima espiritual”. Nem a Bíblia e nem relatos históricos (se houver e você souber, me mostra por favor) mostram que Jesus, os apóstolos ou a igreja primitiva cantava musiquinhas antes de agir. Jesus, os apóstolos e a igreja primitiva chegava, fazia e acontecia. Acho que a igreja deveria ser assim hoje, sem música antes. E o pior, sem tanto valor para a música antes do culto. E dez vezes pior, sem o valor que tem a música, sendo elevada a adoração. Quando na verdade, as vezes, mais engana, pois a pessoa canta e se sastifaz, acha que só cantar ja é sufiente e não precisa mudar sua vida prática, basta cantar que ja é um adorador. Esse é o grande perigo e a responsa dos músicos que estou falando.
Note bem, não acho errado, feio ou pecaminoso cantar no culto. Mas acho desnecessário se olharmos a Palavra e não o ego dos músicos. E acho que, já que tem, deveria, como já falei acima, ser motivo pra levar as pessoas a verem suas vidas e como melhorá-las segundo o que se canta. E não para ficarem espiritualizando FALAS e se iludindo na sua VIDA PRÁTICA!
January 18th, 2008 at 5:56 pm
Entendo sua posição, mas a música em questão que estamos falando é a da Assembleia que são louvores entoados a Deus servindo de adoração. Assim como poderia ser qualquer outro ato, as Igrejas gostam de usar mais a música como uma forma de adoração a Deus e por isso que não adiantaria ou não daria certo cantarmos coisas sobre nossa vida se o sentido do que estamos fazendo ali é outro, é adorar a Deus.
Cuidar da nossa vida é uma responsabilidade nossa e assim como eu e você afirmamos, a música não converte ninguém e eu inteiro agora afirmando que ela também não cura pecados e nem corrige erros em nos, então pra que cantar o que vivemos de errado? Vai adiantar? Este fato mostra que sua opinião é erronea. É melhor cantar louvores a Deus e usar a música para adora-lo.
Uma coisa eu concordo com você, muitas igrejas tão importancia de mais para o Louvor, isso é verdade. Algumas usam o louvor para levar os fieis a algum tipo de adoração e/ou intimidade profunda com Deus, só que isso deveria acontecer naturalmente não necessariamente precisando de uma música para que os fieis consigam isso. E é uma boa observação ver que Jesus e seus apostolos não usavam louvor em suas pregações. Uma coisa que eu vejo também é que na festa de Pentencostes havia louvor e em outros momentos na Bíblia também, e na houve um grande derramar do Espirito Santo na Festa de Pentencostes, ou seja, o louvor também pode ser usado como forma de adoração e de louvar a Deus, antes de acontecer o grande derramar na festa, havia música. Podemos usar sim o louvor de forma correta e em começo, meio ou fim de cultos, afinal também é uma forma de louvar e adorar a Deus e se é uma forma de fazer isso porque deixar de fazer?
Creio que seu grande problema é com alguns componentes de ministérios de louvor por ai a fora, cantores gospel e tudo mais, não sei se estou certo, mas se for, nem todos são assim como você pensa cara, e pelo que me pareceu você está generalizando.
Fiz o que você falou, peguei duas das músicas que eu mais toquei na minha vida em louvor a Deus e vi se correspondiam com o que eu vivo:
“Preciso de Ti, preciso do Teu perdão”
“Cria em mim oh Deus, um coração puro”
“Poderoso Deus”
“Sonda-me Senhor”
January 19th, 2008 at 8:15 am
Eu percebo em algumas pessoas uma idéia errada e espiritualidade musical. Elas pensam que o som que ouve e lhe agrada, é o que também agrada a Deus. E o que ouve e não agrada, também desagrada ao Senhor.
Mas, não é bem assim que as coisas são. Sugiro meditação em Isaias 58, capítulo inteiro.
http://belverede.blogspot.com/
January 20th, 2008 at 10:31 pm
Renato, não tenho problemas com ninguém de louvor. Muito pelo contrário, tenho grandes amigos que cantam na igreja. Mas tudo ta tão distorcido, que acho que a música, suposta adoração, é só uma ponta do iceberg.
Acho que o Eliseu resumiu bem o que sinto. Muita coisa que esta agradando homens, esta, de longe desagradando a Deus e vice-versa. Na área de música na igreja, aff, cansaira de escrever sobre isso…
January 27th, 2008 at 10:48 pm
Ah,meu Deus do céu!!Creio que se Deus procurar adoradores que o adorem em espirito e em verdade por aqui vai ficar decepcionado!!vcs estão a mais de trocentas linhas discutindo dogmas, preceitos. valores eclesiasticos,louvor da ig “a” ig “b”.Que parada é essa??Será que os 24 anciãos ficam discutindo se cantam musicas velhas ou novas??Sera que Deus esta tão interessado em discursões se tal musica toca o coração dEle?Enquanto Ele vê seus filhos trocando farpinhas, que sua vida não condiz com o que vc canta??Pelo amor de Deus,quantas pessoas poderiam estar ouvindo hinos, louvores,levar a palavra de Deus atravez da musica(seja ela velha ou não).Ou o ministerio Levitico de vcs so servem pra dentro da igreja?? Deus quer verdadeiros adoradores,não importando o jeito o estilo ou igreja,Ele so quer VERDADEIROS ADORADORES.Sugiro que vcs peçam um pouco da unção que estava sobre a vida de Davi então vcs descubrirão que ser adorador é mais simples do que vcs imaginam!
Shalom
January 31st, 2008 at 5:09 pm
Preciso fazer algumas considerações!!!
1º Gostei do seu blog!!! sinceramente!! Gostei mesmo!!
2º Eu não entendi muito bem o que você quer dizer sobre a Assembléia. Afinal de contas, os assembleianos estão correstos ou errados???
3º EU SOU DA ASSEMBLEIA!!!
4º Preciso colocar minha veraz opinião principalmente por causa do item 3::::
**** Sou membro da Bréia (como vc e todo mundo que eu conheço a chamam ‘carinhosamente’) desde que tinha 8 anos de idade. Hoje já tenho 20 e por isso posso afinar que conheço mais de Assembléia de Deus que você, suponho…
Então vamos às minhas considerações: Realmente o “estilo” da BREIA é um tanto diferente das demais congregações!!!! Os Assembleianos não pensam que estam em 1500!!! Somente aderiram o hinário da harpa cristã (se vc não sabe o Cantor Cristão é usado na Batista e na Maranata, na BREIA usamos a Harpa Cristã… e eles são diferentes, ok!!!) pelo fato de serem mais, digamos, tradicionais. E eu não consigo ver nenhum problema nisso… São canções que foram inspiradas por Deus, assim como as suas (se vc é compositor, não é!!).
É verdade que o culto é um tanto “parado”, que são tradicionais e religiosos. Mas isso é questão de personalidade. Ou seja, caracteristicas especificas de um determinado grupo de pessoas que acham que essa é maneira que agradam ao Senhor, lembrando que eles (os assembleianos) não excluem outra denominação por ser “diferente”., afinal, PLACA DE IGRAJA NÃO TEM PODER PARA SALVAR!!! (nossa isso me lembrou uma canção do HILLSONG!!!)
Por falar em Hillsong, você estava criticando ou elogiando??? Não consegui captar isso..
Não sei se você sabe, mas a igreja Hillsong pertence ao movimento pentecostal da Assembléia de Deus!! (veja a fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hillsong_Church). Sinceramete, não consigo explicar por que no Brasil as coisas sejam tão diferentes que no restante do mundo, mais cheia de detalhes, dogmas, normas… Não entendo mesmo…. No próprio Brasil existem essas diferenças. A Assmbléia de Deus da Penha (Pr Silas Malafaia) é completamente diferente da Assembléia de Deus de BH, pastoreada pelo Pr. Anselmo Silvestre… A Batista de BH é bem diferente da Batista de Salvador/ Bahia (OBS: Todas elas pertencem a mesma conveção, tanto a Assembléi,a CGADB -Conveção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, quanto a Batista, CBN - Convenção Batista Nacional, e falo com tanta liberdade dessas porque as conheço bem de perto!!!). O que importa é que se cumpra a Palavra de Deus… A Bíblia diz que Deus procura pelos verdadeiros adoradores que O adorem em Espírito e em Verdade, e que cumpra o IDE de Jesus!
Sinceramente, se Deus se importasse com religiosidade e protocolos, acho que todos seríamos salvos…
Eu, como já disse, pertenço ao corpo de membros da Assmbléia ha 12 anos… Sei bem como e quais são as doutrinas e/ou dogmas (como quiser!). Mas em tudas as coisas, procuro ser exatamente o que Cristo quer que eu seja: UM VERDADEIRO ADORADOR QUE AMA A DEUS ACIMA DE QUALQUER CIRCUSTANCIA E QUE ESTA DISPOSTO A IR POR ELE E “GANHAR” MAIS PESSOAS PARA O ADORAREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE.
A Darlene Zschech tem um livro com um título muito sugestivo: “Adoração extravagante”. Sabe o que eu entendo de EXTRAVAGANTE nesse contexto? entendo que ser um adorador extravagante singifica dar o melhor de si a fim de tocar o coração do Pai. Eu não preciso necessariamente ter minhas próprias canções (embora eu queira muito!), tocar meu próprio instrumento ou fazer coisas inimaginadas (ñ tenho liceça poetica, mas de algumas vezes invento palavras…), eu preciso somente me entregar como o melhor e da melhor maneira que eu posso em redição e como sacrificio vivo, mesmo que seja cantando os velhos*** hinos da harpa!!!
Espero que tenha conseguido colocar minha opinião!!
Graça e paz!
PS:: Estou add o seu blog na lista de licks do meu, ok!!!
Fuiiiiiiiiiiii!
February 11th, 2008 at 8:46 pm
Ola! eu acho legal termos um espaço para expressarmos a nossa opinião, mais devemos lembrar de que devemos respeitar a denominação aleia; Eu tambem sou levita,eclètico! ,preciso aprender mais sobre esse universo imenso e inesplorado por nòs.Penso que devemos falar mas sobre o assunto.Tenho uma outra vertente em meu ministèrio,o compromisso em pregar a Palavra de Deus, e gosto de comerçar com um bom louvor, para preparar o coração.
February 16th, 2008 at 2:54 pm
Concordo planaemente com você, Renato!
A verdadeira Adoração, não se resume a musicas, mas sim a atitudes!!!
April 21st, 2008 at 5:08 am
A paz a todos, li os comentario de todos achei alguns um abísurdo pois sei que o verdadeiro adorador adora em espírito e verdade
não e colocado uma regra para se adorar a Deus . Ops o verdadeiro adorador e aquele que toca bonito e tem uma linda voz?
A não é aquele que sai de casa e dis hoje vou ter um encontro com Deus pois tenho guardado minha língua e meus olhos, e se tenho falado algo de errado que Deus tire a brasa viva do alta
E toque nos meus lábios para que eu possa cantar sua grandesa em espírito e verdade.
Bom resumindo já deu para perceber que sou pentecostal e não néo pentecostal e nem tradicional vejo a igreja se pervertendo com louvores com fins lucrativo
Obs : não sei se alguem de vocês já perceberam isso, mas tome muito cuidado com alguns louvores que se leva para dentro da igreja do senhor,
por isso ainda continuarei confiando mais nos hinos da harpa
Assembleia ministerio da palavra onde se tem grandes pregadores o ministerio que mais crece.
nao pensamos so no lovor vamos alem emviando missionarios para Bolivia,Chile, Peru , Colombia .
May 31st, 2008 at 1:58 am
A PAZ A TODOS QUE DEUS OS NOS DIGA O QUE É CERTO. MAS SOU CRENTE EM DEUS E EM SUA PALAVRA E SOU DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS ONDE SOU BEM RECEBIDA PELOS IRMÃOS E ONDE SOU UMA LEVITA E ADORO A DEUS PORQUE ELE É MERECEDOR DO MEU LOUVOR E ADORO A DEUS EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA POIS ELE É QUEM NOS FORTALECE E RESPEITO A CADA GERAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DESDE A MAIS ANTIGA ATÉ A ATUAL E MINHA FILHA DE SETE ANOS CANTA OS HINOS DA HARPA CRISTÃ COM MITA HONRA E GLÓRIA A DEUS.
July 14th, 2008 at 4:49 pm
“O Pai está a procura de verdadeiros adoradores, aqueles que o adorem em espírito e em verdade…” João 4: 23
Muitas vezes, pensamos que ao estarmos nos cultos de nossa igreja cantando os cânticos, levantando as mãos, orando, isso é a verdadeira adoração. Pasme você, isso não é a real adoração! É claro que tudo isso faz parte do “pacote”. Adoração não tem nada a ver propriamente com música ou com nossa “performance” durante as reuniões.
Adoração é um estilo de vida que agrada a Deus, uma vida de obediência, renúncia e submissão à vontade dEle. A música e os cânticos são apenas uma das maneiras entre tantas outras de como podemos expressar adoração à Deus. Ele não precisa de músicos, pastores, missionários, etc, em sua obra, mas sim, verdadeiros adoradores!
Adoração falsa
Agora estamos diante de um outro tipo de pessoa. São aquelas que representam os religiosos sem uma real experiência com Deus - são os chamados “crentes carnais”, inclinados para suas próprias paixões e concupiscências, buscando a sua própria glória, com quem Deus não tem nenhum compromisso (Rm. 8: 4- 13; Gl. 5: 24).
July 16th, 2008 at 4:23 am
sou pastor evangélico e lidero uma área eclesiástica em Manaus-Am,nosso templo sede está em construção, é uma obra muito extensa e requer bastante recursos, estamos tendo dificuldades, por ser numa área precária da cidade. Há 3 anos estamos em construção, nosso templo vai acolher 1.772pessoas no salão, e mais 900 no mezanino, ele mede 45×15, com 9mt de altura. Venho através deste pedir ajuda as igrejas amigas, para nos ajudar nessa grande empletada, pois para mim o bom é estar fazendo a obra do Senhor, nosso desejo, é fazer a inauguração em fevereiro de 2009.Qualquer duvida se comunique conosco pelos fones (092)9180-4941/ 3681 0468.Meu Orkut é Pr. Judimar.Ajude nós aqui de Manaus.Fique na Paz.
September 16th, 2008 at 6:40 pm
O QUE TENHO QUE DIZER COM TUDO QUE LI,É QUE NÓS NÃO SABEMOS NADA DOS MISTERIOS DE DEUS, E QUE O HOMEM(MULHER)NÃO É MELHOR DO QUE POSSUI NO CORAÇÃO.
MT.7.1,2
September 19th, 2008 at 4:47 pm
Aí seu imbecil, a IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS ñ precisa de gente da sua laia seu IDIOTA!!!
Ela vai muito bem obrigada!
Vá se converter e procurar o que fazer! Afinal, o que faz a diferença incomoda mesmo! Seu ridículo!!!
September 26th, 2008 at 4:16 pm
Oi, Renato,
Li tudo e apesar de discordar de alguma coisa, entendo e respeito sua fala. Acho fofo quando um homem se retrata dizendo ser um idiota. Desculpa o recado abusado, tá? Vc não merecia aquilo! Parece ser um cara de conteúdo muito bom. Acho que a idiota fui eu… Fiquei curiosa pra conhecer sua música!
Um abraço grande!!!